quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto Pedala BH - Ciclovias, paraciclos e bicicletários em BH


Outro projeto da Prefeitura de BH (longe de mim estar aqui fazendo propaganda politica, hein? rs) que poucos conhecem na cidade é o projeto Pedala BH. Descobri por acaso, pois ultimamente maridón e eu andamos empolgados com a idéia de fazer trilhas urbanas ou rurais de bike por aí. BH sempre teve a fama de ser uma cidade dificil de se locomover em bicicleta devido à geografia da cidade, mas se repararmos bem, as principais avenidas são em sua maioria planas. Portanto, nada de desculpa, vamos pedalar!

O projeto Pedala BH, foi criado recentemente com o objetivo de promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isto estão sendo propostas ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos, até campanhas de educação e de segurança no trânsito. Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la em segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem. Para maior comodidade dos ciclistas, serão instalados paraciclos para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade. Mas claro, quem quiser utilizar toda a infra-estrutura que está sendo providenciada (e esperamos que todo o projeto saia realmente do papel) para utilizar a bike apenas para passeio no fim de semana, ótimo!

O Programa Pedala BH prevê  a implantação de cerca de 365 km de ciclovias na cidade, sendo cerca de 100km até o fim de 2012. Atualmente há cerca de 40km de ciclovias construídas na cidade.

Em nov/11, a prefeitura terminou a implantação de 52 paraciclos – estruturas como essas da foto – em várias regiões da cidade, agregando espaço para estacionamentos de bikes aos bicicletários já existentes na cidade. Foram criadas 104 novas vagas de estacionamento para bicicletas nos seguintes locais:


Paraciclo da Praça 7 - Centro de BH

- Avenida Professor Morais com Rua Antônio de Albuquerque
- Avenida Professor Morais com Avenida Getúlio Vargas (ao lado da sorveteria São Domingos)
- Avenida Bernardo Monteiro com Avenida Carandaí (na Praça em frente ao Colégio Arnaldo)
- Restaurante Popular do Barreiro
- Avenida Américo Vespúcio com Rua dos Pinheiros
- Avenida Elísio de Brito com Avenida Itaituba
- Avenida Amazonas com Rua dos Goitacazes (Mercado Central),
- Rua Rio de Janeiro, entre Rua Tamoios e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- Rua Rio de Janeiro, entre Rua Tupinambás e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- Rua Carijós, entre Rua São Paulo e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- Rua Carijós, entre Rua Espírito Santo e Avenida Afonso Pena (Praça Sete)
- Avenida Risoleta Neves junto ao Centro de Cultura (Bairro Aarão Reis/Região Norte)


Estes paraciclos funcionam como um complemento do sistema cicloviário da capital. Atualmente são estas as ciclovias existentes na cidade:

A primeira ciclovia, inaugurada no dia 2/7, foi a da Avenida Risoleta Neves (Via 240), que liga a ciclovia da Avenida Saramenha à Estação BHBUS São Gabriel. Com 2,2km.

A segunda foi a Ciclovia Savassi, inaugurada no dia 3/9, que começa na Rua Professor Moraes e termina na interseção da Rua Piauí com Avenida do Contorno, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. Com 2,8km.

A terceira é a da Avenida Américo Vespúcio, inaugurada dia 22/9, que conecta a Avenida Antônio Carlos à Avenida Carlos Luz, na Região Noroeste. Com 2km.

Além dessas ciclovias, foi inaugurado no dia 17/9, o trecho de 1,1 Km de Ciclovia do Boulevard Arrudas, entre a Rua Carijós e a Avenida Barbacena.

No último sábado, dia 4/2, foi inaugurada a Ciclovia Barreiro, que liga a Avenida do Canal ao Via Shopping, na Região do Barreiro.

Além das ciclovias já inauguradas, em Belo Horizonte existem ciclovias localizadas nas avenidas Tereza Cristina, dos Andradas, Saramenha, Vilarinho e na Orla da Lagoa da Pampulha


Ciclovia Savassi


O site 'Mountain Bike BH' criou o Mapa de ciclovias e bicicletários de BH hospedado no Google Maps onde qualquer pessoa pode contribuir com informações e cadastro de ciclovias e bicicletários existentes e as condições de uso de cada um deles. Há também informações de quase todas as lojas e oficinas de bikes da cidade. Muitíssimo  interessante.

E então, bora pedalar galera??

Fontes:
http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Espa%C3%A7o%20Urbano/PedalaBH
http://bemvindocicloturista.com.br/blog/2011/12/03/pedala-bh-instala-novos-bicicletarios-em-belo-horizonte/
http://memoria802.blogspot.com/2012/02/prefeitura-de-belo-horizonte-inaugura.html
htp://www.mountainbikebh.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Post muito interessante! Já havia pesquisado sobre o assunto, mas não tinha achado tantos detalhes!
Esperamos que realmente o projeto seja concluído e bem utilizado por todos!!!

Bom pedal para todos!
FB

Bruno disse...

opa!

Preciso da ajuda de vocês. Preciso para meu projeto de faculdade aplicar um questionário sobre transporte publico em Belo Horizonte.
Quem puder ajudar e responder agradeço muito desde já.
Se possível compartilhe....

Segue o link abaixo

http://form.jotformz.com/form/20858201054648