segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Usiminas Belas Artes - O único cinema de rua de BH


Li uma reportagem esses dias em algum jornal da cidade e fiquei triste e assustada ao mesmo tempo. BH agora só possui um único cinema de rua, o Usiminas Belas Artes, dá pra acreditar nisso? Pois é, infelizmente esta é a realidade cultural da nossa cidade.

Com o fechamento definitivo do Cineclube Savassi neste mês, o Usiminas Belas Artes, com apenas três salas, é agora o único cinema fora dos grandes shoppings em nossa cidade. E com esse tamanho, é impossível escoar todas as estréias do segmento independente-alternativo, deixando BH para trás em muitos lançamentos de bons filmes que estão surgindo por aí.

Localizado na zona sul da cidade, com capacidade nas 3 salas para aproximadamente 340 pessoas, há cerca de 20 anos foi fundado o Cine Belas Artes, na época sob a direção do DCE (diretório central dos estudantes) da UFMG. Anos mais tarde o espaço passou para a responsabilidade do Unibanco e logo depois até os dias de hoje, está sob o comando da Usiminas.

Além do cinema, o público ainda pode conferir uma programação especial de shows musicais, exposições, cursos, palestras e outras formas de expressão artística. O Belas Artes hoje é mantido com recursos de bilheteria, projetos anexos (eventos, café etc.) e seu patrocinador. E depende, claro, para a sua manutenção, da presença de bom público e com isso, boa bilheteria...

A torcida é para que surjam novos cinemas de rua por aí. A população de BH e arredores está ficando para trás com todas estas perdas e também precisa de uma programação de filmes que fogem à lógica do mercado de Hollywood.

Confiram o site do espaço e vejam a programação do que está rolando por lá. Vale muito a pena ir, tomar um cafezinho, descontrair e ver que nem só das salas de cinema dos shoppings saem os bons filmes! =)


Usiminas Belas Artes de Cinema no bairro de Lourdes

3 comentários:

Fabiane Teixeira disse...

Pois é...
Infelizmente!
Triste realidade de BH.
:(

Anônimo disse...

Mto legal o seu post, realmente é uma pena para a nossa cidade. Quem sai perdendo somos nós! Um abraço, Selma.

Anônimo disse...

Quem sabe um dia teremos o retorno dos glamourosos cinemas de Rua!
Eles fazem falta!
FB